sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mod Revival: pós punk, gangues e Margareth Thatcher



No one really had expected the mod phenomenon to achieve a second coming, but in the late summer of 1979, parkas, scooters and target T-Shirts were once again a regular sight in the High Streets of Britain.
Chris Hunt , NME, 2005

This is Mod é uma série em seis volumes indicada pra quem deseja conhecer um pouco do que foi o final dos anos 1970 e início dos 1980 em termos musicais na Inglaterra pós punk. Nessa época o thatcherismo (referência a Margareth Thatcher) dominava a Inglaterra, entrava em ação o projeto piloto do neoliberalismo que depois se tornaria um padrão mundial, marcado basicamente pela privatização, combate ao sindicato de trabalhadores e de conquistas trabalhistas como salário mínimo. O mod revival foi praticamente um retorno da estética mod dos anos 1960, só que no clima de erosão dos direitos sociais dos anos 80,  adicionada de influências musicais pub rock, punk, new wave, ska, soul, reggae e rhythm and blues. Esse retorno aos anos 60, mas marcado por novas influências foi melhor sintetizado pelo The Jam. Esse revival foi paralelo ao surgimento de outros segmentos subculturais juvenis na Inglaterra como os Casuals, uma derivação oitentista do holliganismo clássico britânico de décadas anteriores, que se diferenciavam de seus avós hooligans e skinheads basicamente pela preferência a roupas esportistas do tipo casacos e tênis da Adidas. Os casuals foram musicalmente influenciados por esse revival mod.

Lixo Jovem, maio de 2012.



Escutar: This is Mod, Vols. I (1995), The best of (1998).

Assistir: Alwaysdays (Pat Holden, 2009, UK); The Firm (2009, Nick Love, UK).

Ler: Awaydays (Kevin Sampson, 1998).

Carty (Nicky Bell) à esquerda e Elvis (Liam Boyle) à 
direita em Awaydays (2009). Elvis está vestido dentro 
dos padrões do mod revival.

Bex (Paul Anderson) à esquerda, num momento 
mod revivalista na película casual The Firm (2009).




A banda contemporânea inglesa The Rascals toca All That Jazz do Echo and
The Bunnymen num clima mais mod revival.

Ver também:
Hooliganismo aplicado ao cinema

Um comentário:

João Zimmer disse...

Legal, hoje eu estava lendo um pouco sobre o mod revival e procurando algum filme que retratasse essa subcultura, mas não tava achando nada (eu não tava sabendo procurar, provavelmente). Então eu visito esse blog depois de muito tempo, procurando por outra coisa, e encontro esse post. Vou procurar esses filmes, e as compilações também, obrigado pelas recomendações!