terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sniffin' Glue: And Other Rock 'n' Roll Habits

Mark Perry foi o inglês que em 1976 lançou ao mundo o seu precário, mas influente fanzine, Sniffin' Glue. Os números do zine começaram saindo em meras 50 cópias e já para o fim estava circulando em 15.000. Durou apenas 12 edições.

Recentemente, em junho de 2009, foi lançado pela Omnibus Press "Sniffin' Glue: And Other Rock 'n' Roll Habits" do nosso querido Mark Perry. O livro possui 208 páginas e faz uma retrospectiva da primeira geração punk. Para os colecionadores a edição traz um aperitivo especial, todas as doze edições de Sniffin' Glue! Como se diz por aqui, "se eu pudesse e o dinherio desse" já estava folheando esta preciosidade e me deliciando com o design primitivo e os textos do histórico fanzine.

Perry foi o responsável não só por inspirar toda uma geração a iniciar sua própria publicação de papel e xerox, numa época em que internet e blogs eram coisas de ficção científica, mas também atuou como uma espécie de etnólogo do punk de 1977, resenhando gigs e discos recém lançados. Perry foi para o punk inglês o que o antropólogo Malinowski foi para os nativos da Nova Guiné, o cara que registrou e tentou entender seus hábitos e expressões. Deixou assim anotado para a posterioridade os primeiros passos da turma de 77 e também popularizou os métodos do it yourself de publicação.
 
Sniffin' Glue ao lado da norte-americana Punk Magazine, foram os dois veículos mais importantes que canalizaram e registraram a primeira onda do punk anglo-saxão em suas páginas, sendo os pais de publicações independentes posteriores que ainda hoje circulam, como Maximum Rockandroll e Punk Planet.

2 comentários:

Contradição Afirmação Guerra disse...

Muito bom! Tentarei adquirir esta publicação! Vale o risco e investimento!

Contradição Afirmação Guerra disse...

E tem um valor INCALCULÁVEL a iniciativa de Perry, então um escriturário. Desprendimento e autogestão com uma concepção política particular! Adorei a notícia! Ótimo blog! www.vontadeluta.blogspot.com