sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

80's Spanish Punk


A Espanha é um país de grandes dimensões geográficas. E em seu porcesso de unificação violou vários limites culturais, unificando forçosamente povos de línguas (ou dialétos, dependende do seu ponto de vista) diferentes sobre a alcunha imperialista de Espanha. Regiões culturalmente distintas como a Galiza e o País Basco estão sobre o controle administrativo e político do Estado espanhol. O panorama do punk espanhol original é rico e deixou um legado que mesclava a influência do punk inglês de 1977 e Ramones com política de esquerda, sarcasmo, bom humor e muita polêmica. A pesar das bandas aqui apresentadas serem de regiões com línguas diferentes do espanhol, como o galego e o basco, os grupos sempre gravavam em espanhol, talvez como forma de divulgação. O punk feito na Espanha é um dos cenários nacionais que mais gosto, depois do inglês e norte-americano, por saberem plasmar para o castelhano o espírito punk sem parecerem anglófonos envergonhados de sua origem latina.


Siniestro Total (Galiza)




Siniestro Total é a minha banda favorita do punk espanhol dos anos 80. A banda é natural de Vigo, região da Galiza, onde se fala o galego, língua bem mais parecida com português do que com espanhol. A história da banda começa com a amizade colegial entre Julián Hernández e Alberto Torrado, quando no começo dos anos 70 compartilhavam o gosto por Beatles, Rolling Stones, Shadows e o glam rock da época, representado por Slade e o incrível T. Rex. No entanto, é somento nos anos 80 que o Siniestro Total irá ganhar os contornos que o fariam conhecido. Em 1981 ainda eram um trio formado por baixo, bateria e sintetizador, mas ainda nesse ano mudam para a formação clássica do punk, excluindo o sintetizador e incluiundo a guitarra. E é nessa forma que gravam um ep em 1982 pelo selo Discos Radioativos Organizados (DRO). O ep consegue uma vendagem que ficou entre quatro ou cinco mil cópias, uma cifra difícil de ser alcançada por um grupo independente na época. Com o dinheiro arrecadado com a venda do ep, custeiam a gravação de seu primeiro disco em novembro de 1982, com o título "Cuándo se Come Aquí?", retirado do quadrinho Lucky Luke. Em Madrid, gravam em três dias quinze canções para o LP e ainda uma música para uma coletânea de natal da DRO. O LP vende ainda mais que o ep e é até hoje um dos discos independentes que mais vendeu na Espanha. Com o sucesso alcançado pelo grupo são chamados para apresentação no canal Televisión Española, no prgrama Caja de Ritmos. Os apresentadores Carlos Tena e Diego Manrique pedem para a banda apresentar músicas inéditas e em cinco minutos Julián compõe "Mi Pica un Huevo" e Miguel cria "Sexo Chungo". Contudo não poderam apresentar as canções, pois no dia anterior Las Vulpes haviam tocado "Me gusta ser una zorra", causando uma grande polêmica nacional, que resultou na demissão do apresentador Carlos Tena. Posteriormente a banda reaproveitou as composições em outras gravações. "Cuándo se Come Aquí?" é uma obra prima do punk espanhol, viciante, combinando Ramones e sarcasmo em altos níveis, perpassada por política de  esquerda antimperialista em "Fuera las manos chinas del Vietnam socialista" e sexualidade adolescente patológica em "Las Tetas de mi Novia". O disco é um dos momentos altos do punk espanhol e mundial do anos 80, uma audição obrigatória para qualquer amante de música punk.

Las Vulpes (País Basco)




Las Vulpes foi uma banda polêmica em sua época e de curtíssima duração discográfica. Lançaram apenas um single em 1983 contendo duas músicas. Entre estas estava "Me Gusta Ser una Zorra", cantada em cima da base de "I Wanna Be Your Dog" dos Stooges. Foi essa múica a responsável pela polêmica que envolveu a banda, o canal Televisión Española, o jornal ABC e o Partido Democrata Popular (PDP). Em 23 de abril de 83 o grupo se apresentou no programa Caja de Ritmos, do canal sitado, e executou a canção do single. Pelo teor da letra, que traduzindo seu título seria Gosto de Ser uma Puta, o canal recebeu várias críticas, principalmente do jornal ABC e do PDP. Como desenlace da apresentação da banda no programa, que era exibido no horário infantil, o apresentador Carlos Tena foi demitido. Logo depois a banda acabou, deixando por vinte anos apenas um single como registro. Em 2005 voltaram e gravaram o disco chamado "Me Gusta Ser", logo em seguida se separando novamente. Assistam o vídeo da polêmica apresentação na TV e conheçam esse representante feminino do genuíno punk espanhol dos anos 80.

Eskorbuto (País Basco)




Eskorbuto, também do País Basco, são os responsáveis por um dos hinos máximos do punk espanhol, o clássico "Mucha Policia, Poca Diversión", contida em seu primeiro single de 1983. A história da banda atravessa polêmicas políticas, prisões e também morte de dois de seus membros originais por uso de heroína. Para quem pensa que lei anti-terrorismo é algo gestado na era Bush contra o povo árabe, precisa conhecer o Eskorbuto. Durante uma viagem para Madrid em 83 eles foram barrados pela polícia, que aplicou a lei anti-terrorismo pelo conteúdo da demo que levavam para divulgar. Temas como "ETA", referência a organização político-militar idependentista do País Basco e "Maldito País España" eram o suficiente para a polícia espanhola prender uma banda punk nos anos 80. Durante a prisão se sentiram abandonados pela esquerda basca, e como bons polêmistas que eram, deram a resposta no disco de 1984 "Zona Especial Norte" com a canção "A la mierda el País Vasco". Some a isso o não alinhamento ao chamado Rock Radical Basco da época e o roubo de uma guitarra do grupo também basco La Polla Records para se ter uma noção de como esse rapazes eram dóceis. Esse comportamento provocador trouxe problemas para a banda se apresentar em sua própria região. Seguiram lançado discos e splits e em 1992 a formação original encontra seu fim com a morte de Iosu Expósito (guitarra) e Juanma Suárez (baixo e voz). A banda nunca foi um grupo de músicos, mas com pouco souberam fazer muito e deixaram para a posterioridade canções como "Mucha Policia...", exemplo claro de que no punk rock mais vale uma boa pegada do que técnica musical.





Hasta la vista, baby!

Nenhum comentário: