sábado, 3 de janeiro de 2009

The Queen is Dead - In Memoriam




Com certeza a modelo mais rock and roll de todos os tempos


A secretária convertida em modelo Bettie Page morreu na noite dessa quinta-feira (11) em Los Angeles, aos 85 anos, informou seu agente, Mark Roesler.

"Bettie Page personificou o estereótipo dos anos cinquenta e a sexualidade escondida por baixo da superfície", disseram as autoras Karen Essex e James L. Swanson no livro "Bettie Page: A vida de uma lenda das pin-ups", de 1996.

Bettie Mae Page nasceu no dia 22 de abril de 1923, em Nashville, e foi mandada para um orfanato com mais duas irmãs depois que o pai dela foi preso. Page descrevia seu pai como um "monstro sexual" que começou a molestá-la aos 13 anos de idade.

Formada em artes, ela fez seus primeiros trabalhos como modelo nos anos 1940, após mudar-se para San Francisco.

Ela morreu de pneumonia em um hospital da segunda maior cidade dos Estados Unidos, revelou o agente por meio de nota. Ela sofreu um ataque cardíaco no último dia 2 e jamais recuperou a consciência.

Com a famosa franja preta, os olhos azul-acinzentados e um sorriso largo, Page cultivou a imagem de "menina comum". Ex-professora e secretária, algumas de suas fotos tinham cenas de agressão e servidão.

Em janeiro de 1955, chegou ao ápice da carreira, ao posar para a revista “Playboy” e se transformar em celebridade. Bettie Page passou a ser a modelo mais fotografada do mundo, especialmente de biquíni e lingerie. Sua imagem virou febre e foi estampada nas cartas de baralhos e álbuns. Seus pôsteres sensuais decoravam os quartos dos jovens da época.

Mais tarde, Page passou décadas longe dos holofotes, lutou contra uma doença mental e se tornou uma cristã convertida. Ela voltou à cena na década de 90, ao conceder algumas entrevistas, nas quais se recusava a ser fotografada.

"Ela capturou a imaginação de uma geração de homens e mulheres com seu espírito independente e sua sensualidade sem vergonha. Ela era a encarnação da beleza", disse Roesler.

Suas fotografias com pouca roupa chocaram a sociedade americana antes da revolução sexual dos anos 60.

Em 2005, Page foi personagem central do filme "The Notorious Bettie Page", que conta a história da a atriz e ex-modelo.

Page foi considerada uma das mulheres mais sensuais nos anos 50 e chegou a ser considerada por Hugh Heffner, criador da revista "Playboy", como "a modelo do século" por seu ensaio em 1955.








FONTES
http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/4099/
http://jc.uol.com.br/2008/12/12/not_187262.php
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL920186-7084,00.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u478402.shtml

Nenhum comentário: