terça-feira, 11 de agosto de 2009

MySpace Control: Toda geração deve escutar a música de seu tempo

Numa dessas noites boas de se jogar conversa fiada, depois de um dia de aula numa cidade distante, eu conversava com um amigo. A conversava sempre acabava em música. Nesse dia avaliávamos a nova geração. O que queria dizer que avaliávamos um pouco a nós mesmos. Mas como se fossemos mais velhos avaliando os novatos, o que era pura ilusão. Pois tendo nascido em 1984 ou 1994, somos todos, em diferentes níveis, parte da geração que experimentou o Lp, a fita cassete, mas acabamos todos nas garras do mp3, dos blogs e dos iPods made in Paraguai. Toda geração acha que é a última, ou pior ainda, acaha que pode avaliar a turma do cara que é cinco anos mais novo que você como se fosse um velho ancião dicernindo sobre o movimento da vida. Sendo eu um saudosista inveterado, tendo a passar meus dias escutando somente os clássicos de décadas passadas. O que não é ruim. Mas de certa forma me limita e me cega para o que está sendo feito hoje. Enquanto você baixa aquele disco bacana do Adverts de 1978 para seu mp3 player, milhares de bandas estão nascendo, gravando, e fazendo shows, as vezes nem tão distantes de sua casa. Naquela conversa com meu amigo, ele falou que toda geração devia escutar a música de seu tempo. O que foi algo brilhante de se falar, mesmo ele achando que não pertencia aos dias de hoje. Assim, dando prosseguimento à nosso MySpace Control, compartilho com vocês o que gosto de escutar da música de nossos dias, em especial o punk de nossos dias e suas variantes

#The Shitty Limits (UK)
http://www.myspace.com/theshittylimits

#Los Monjo (Mexico)
http://www.myspace.com/losmonjo

#Skate Pirata (Brazil)
http://www.myspace.com/skatepunkpirata

#Tiny Masters of Today (USA)
http://www.myspace.com/tinymasters

#Davila 666 (Porto Rico)
http://www.myspace.com/davila666

#The Cute Leppers (USA)
http://www.myspace.com/thecutelepers

#Clorox Girls (USA)
http://www.myspace.com/cloroxgirls

#Jay Reatard (USA)
http://www.myspace.com/jayreatard

#Double Negative (USA)
http://www.myspace.com/thedoublenegative

#The Dealers (Brazil)
http://www.myspace.com/dealersrock

#Bonecas da Barra (Brazil)
http://www.myspace.com/bonecasdabarra

#The Jezebels (Brazil)
http://www.myspace.com/jezebelsrock

#Reprobates (Canada)
http://www.myspace.com/reprobateshc

#Thee Vicars (UK)
http://www.myspace.com/theevicarsuk

#Lovvers (UK)
http://www.myspace.com/letscommunicate

#Wavves (USA)
http://www.myspace.com/wavves

#Modulares (Brazil)
http://www.myspace.com/modulares

#FuzzFaces (Brazil)
http://www.myspace.com/fuzzfaces

#Parallèles (Brazil)
http://www.myspace.com/lparalleles

#B.U.S.H (Brazil)
http://www.myspace.com/bushklan

#XYX (Mexico)
http://www.myspace.com/xyxs

3 comentários:

Pirate Liza disse...

Eu entendo o q vc quer dizer... mas sei lá, pode soar meio preconceituoso, mas a impressão q pelo menos eu tenho é q nossa geração não cria algo novo, sabe... nós não geramos clássicos.. em materia de música, o q temos de bom são influencias do passado... Tipo, não geramos um "novo" Elvis, um "novo" Sonics, um "novo" Black Sabbath... as bandas de hoje são so influencias... é, é meio preconceituoso, eu sei... haushauhsua em fim...

E esse myspace control ta foda... só skate pirata, clorox girls, jezebels e fuzzfaces ja fazem a lista valer a pena...

=]

Mateus Paul disse...

Bom, eu também sou um maluco pelos sons de décadas atrás. Entretanto, até pouco tempo não curtia nem as bandas de garage/mod revival dos anos 80, mas no momento acho que era babaquice da minha parte.
Por mais que não seja "original" como a Liza citou acima, o lance de serem temas 'frescos' e gravados no nosso tempo. Prova disto são algumas das bandas citadas neste myspace control e nos outros...

Fuzzfaces realmente é incrível. O LP deles ("Vodoo Hits") é viciante...
Outra banda citada noutra oportunidade e que, para mim, consegue fazer um revival irreprensível são Os Haxixins!

Como sempre escrevo, parabéns pelo blog!
Um grande abraço,

Mateus.

Camarada R disse...

1. Valeu Mateus, seus comentários são sempre enriquecedores, assim como os da camarada Liza. Fico feliz de ter leitores como vcs.

2. Eu também já fui bem pior. Fazia cara feia para as bandas de garage revival dos anos 80. Mas superei o preconceito e descobri coisas fenomenais como Gravedigger V, Gruesomes e as Pandoras.

3. Camarada Liza, acho que nunca vamos gerar clássicos como os dos Sonics, Sabbath, Clash ou Elvis. Pois as condições históricas em que eles viveram jamais irão se repetir. E acho que nem eles em sua época tinham noção de estarem construindo clássicos. Acho que estamos criando nossos clássicos sem saber que estamos fazendo isso.

4. Acho que o poder de criar um clássico hegemônico em todo o globo foi prejudicado, no melhor sentido, pelas facilidades da música digital: mp3, myspace, blogs, etc. Imagina se o Clash tivesse nascido nessa década, como uma das milhões de bandas que disponibilizam suas canções no myspace, pure volume e outras plataformas. Talvez o sucesso deles ficasse restrito à uma cena ou outra esfera mais compartimentada.

5. Resumindo. O tempo histórico em que vivemos é novo. A música gerada nesses tempos é nova, por mais que seja baseada em ritmos já estabelecidos. Só vamos ter noção do que estamos criando hoje daqui há uns 10 anos pelo menos. Tempo histórico novo, bandas novas, "clássicos" novos.

Teorias a parte, é sempre bom se expressar e ouvir a opinião dos outros. VALEU!
:)