segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Obscure Power Pop & Punk Rock



Fast Cars é uma banda do final dos anos 70, original de Manchester, que acabou no começo dos 80. Eles acompanharam o The Jam em turnês e tocaram com XTC, The Buzzcocks, Joy Division, The Fall e The Rezillos, só gente boa que deveria se esforçar para manter o mesmo nível de energia que o Fast Cars esbanjava nas suas apresentações. Ao que parece lançaram apenas um single, que hoje vale a bagatela de 150,00 libras no mercado de colecionadores de power pop. Para fazer a alegria dos mortais a Detour Records, especializada em reedições de power pop, trouxe da obscuridade, além do single, várias músicas nunca antes lançadas e colocaram no mercado um cd/LP com 17 faixas chamado "Coming... Ready or Not" em 2001. Se você entende daquela energia pop em alta voltagem dos Buzzcocks você irá gostar do Fast Cars.



The Go foi uma banda novaiorquina original do subúrbio de Yonkers surgida no meio daquela explosão power pop do final dos 70 e começo dos 80. Fizeram sua primeira apresentação no lendário CBGB'S. Na ativa lançaram apenas um ep com quatro sons, dos quais um deles é "Instant Reaction" que você confere nesse vídeo de 1980. Esse ano é também a data de gravação e lançamento do ep, prensado em apenas 1.000 cópias pela Titlewave Productions. O ep foi produzido por Rob Freeman, o mesmo cara que produziu o primeiro dos Ramones e os dois primeiros do Blondie. Em 2004 o selo japônes Wizzard In Vinyl lançou um cd contendo o ep mais 17 outras faixas. Em 2006 o selo italiano Rave Up Records lançou também um LP resgatando a obra do The Go.



Esse vídeo é uma apresentação do The Rattlers tocando "On the Beach" no programa de TV The Uncle Floyd Show. Uma curiosidade sobre a banda é que ela conta com o irmão de Joey Ramone nos vacais e guitarra. Confira o vídeo e perceba o tom de voz bem parecido com o do irmão.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Punk galego e Power pop britânico



Novedades Carminha é uma banda da região da Galiza, pertecente a administração do Estado espanhol, apesar da cultura e lingua diferenciada. O grupo lançou uma demo cassete no ano passado com o nome de "Grandes Éxitos". Participaram da compilação Matado por la Muerte e esse ano lançaram seu primeiro LP com o nome de "Te Vas con Cualquiera" pelo selo espanhol Bowery Records. Aqui você confere o clip de "Yo no Uso Codón", canção do recente LP.




The Fans é uma banda inglesa, de Briston, do final dos anos 70. A música que você confere aqui no vídeo é do seu primeiro single, lançado em 1979 pela Fried Egg Records. Power Pop dos bons.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Intensivo de Texas Punk


Há dez anos atrás eu não tinha a oportunidade de escutar tantos "discos" quanto eu escuto hoje. E isso é graças a Web e aos inúmers blogs de download. Se por um lado tanta informação lhe possibilita alargar quase ao limite suas possibilidades de conhecimento, por outro lado tanta informação leva ao limite sua capacidade de compreenção. Comprometendo a apreciação devida que um disco merece. Porque no final das contas você pode estar se enganando, pensando que é um viciado em música quando na verdade é um viciado em download. Já não bastasse a má qualidade de muitas mp3's, estamos se tornando também ouvintes de má qualidade, pessoas que só escutam música se o computador estiver ligado. No mais a regra de ouro é moderação. Não baixe tantos discos se você não vai poder escutar nem a metade deles. Muita informação e pouca assimilação, é assim que esta se formando toda uma geração de "ouvintes" de música. Como lidar então com tanta informação? Eu divido e compartimento por estilos, períodos e países. Se temos a oportunidade de escutarmos mais discos do que há dez anos atrás então vamos aproveitar essa oportunidade de maneira mais racional e menos impulsiva e cega. É por isso que apresento aqui esse intensivo de texas punk do período, mais ou menos, de 78 a 83. Os discos foram compilados num post do blog texano The Real Nitty Gritty. Se você só conhecia Big Boys e Dicks agora poderá escutar nomes como Vomit Pigs, AK-47 e Plastic Dolls, entre outros heróis da obscuridade. Entre os discos estão a clássica compilação Bloodstains Across Texas, lançada em LP em 1992 e outras coletâneas menos conhecidas, como Texas Punk Singles vol. 1 e 2, E.S.R - Are We Too Late For The Trend, lançado originalmente em 1979, Tales From The Edge vol. 5 e 6, compilados em um único cd e a breve Sacred Cattle. Visitem:
The Real Nitty Gritty